Trabalho conjunto da prefeitura e AMM viabiliza acesso à energia rural em Santa Terezinha

O município possui mais de 566 ligações aprovadas pelo comitê gestor estadual do Luz Para Todos, que devem resultar em um investimento de R$ 12 milhões até o final deste ano.

Por Prefeitura de Santa Terezinha 10/02/2020 - 17:28 hs
Foto: AMM

O trabalho conjunto da Prefeitura Municipal e da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM possibilitou a ampliação do acesso à rede de energia na zona rural de Santa Terezinha. O município possui mais de 566 ligações aprovadas pelo comitê gestor estadual do Luz Para Todos, que devem resultar em um investimento de R$ 12 milhões. A expectativa é que mais de 2 mil habitantes sejam beneficiados com as ligações, que devem ser concluídas até o final deste ano.


Conforme ressaltou o prefeito Euclécio Ferretto, possibilitar o fim da exclusão elétrica nos assentamentos sempre foi uma prioridade da gestão. “Contamos com o apoio da AMM, que integra comitê gestor do programa, para essa ação que irá refletir no desenvolvimento do nosso município”, disse.
Os trabalhos técnicos iniciaram em 2017, com a identificação das demandas, levantamentos topográficos e reuniões com os proprietários rurais para orientar sobre as etapas de acesso ao programa. Foram atendidos os produtores das agrovilas Porto Velho, Antônio Rosa, Torre, Lago Grande e Peliciolis; assentamentos PA Presidente, PA Reunidas e PA Porto Velho; comunidades Carlos Periciolis, Lago Grande, Reunidas II, Sede, Palestina, Nova Esperança; e aldeias Kanelas, Majtery, Hawalorá, Itxalá, Sta Laura, Buritis, Corrego da Onça e Urubu Branco.
Mais de 200 ligações já foram realizadas.


Ainda de acordo com o prefeito, em 2020, a prefeitura solicitou a retomada dos trabalhos técnicos para atender outras regiões do município que ainda estão sem acesso à rede. “A nossa intenção é que todas as propriedades rurais de Santa Terezinha tenham acesso à rede de energia, dando as condições básicas para fortalecer a produção local e fomentar o desenvolvimento econômico do município”, acrescentou.

Nunca uma gestão correu atrás do programa Luz Para todos para atender tantas pessoas como está sendo feito agora.