Coronavírus chega ao Brasil, conheça e saiba como ele atua

Conheça os sintomas desse vírus, saiba como ele atua e qual a capacidade de se espalhar pelo mundo

Por Vip Araguaia 28/01/2020 - 18:59 hs
Foto: Reprodução

Desde a peste negra na Idade Média até a gripe aviária, epidemias patológicas sempre foram um problema e representam real ameaça para a população. Diante disso, há um enorme medo de que o coronavírus se espalhe ao redor do mundo.

Esse vírus já matou 18 pessoas na China e se espalhou para a Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Taiwan e Estados Unidos. Diante disso, surgem algumas questões, como sobre quais são os sintomas desse vírus e se há previsão de sua chegada no Brasil.

Como surgiu o conavírus?

Esse vírus surgiu em uma cidade chinesa que se chama Wuhan, sendo um agente patológico desconhecido pela ciência até então. A combinação entre sua letalidade e velocidade é assustadora, de um modo que as autoridades estejam trabalhando para contê-lo de maneira eficaz.

O coronavírus faz parte de uma família viral altamente letal. A Síndrome Respiratória Aguda Grave, responsável pelo óbito de mais de 600 pessoas, é parte dessa família. A origem do nome é explicada pelos envelopes proteicos que se assemelham a uma coroa.

Sintomas

Os sintomas desse vírus são bastante gerais, indo de sinais muito simples até aos mais complexos. Então, dentre os sintomas estão desde febre e tosse, até pneumonia. Portanto, é importante que se conheça os sinais, para compreender melhor esse problema.

Dificuldade para respirar

Se você está sentindo dificuldades para respirar corretamente, isso não quer dizer que você esteja sofrendo desse vírus, podendo ter uma série de opções para isso. Mesmo assim, é importante que se saiba que esse é um dos sintomas do coronavírus.

Problemas gástricos

Outro sintoma desse vírus é a ocorrência de problemas gástricos, demonstrando que esse agente patológico também afeta o quadro digestivo. Mesmo assim, esse é outro sintoma comum de muitos outros problemas, como a própria azia, não servindo como critério para estabelecer se é um caso desse vírus ou não.

Diarreia

Outro problema de ordem no sistema digestório é a ocorrência de casos de diarreia como sintoma do coronavírus. Outros sinais da contaminação são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Falta de ar;
  • Pneumonia;
  • Insuficiência renal.

Vai chegar no Brasil?

Há chances de que o vírus chegue ao Brasil, já que o mundo é todo interligado e o vírus poderá vir tanto por via aérea ou marítima. Assim, passageiros já foram notificados sobre os cuidados a ter, principalmente em viagens com conexões em territórios afetados.

Portanto, com a imensa quantidade de voos internacionais chegando ao Brasil, juntamente com toneladas diárias de produtos exportados por via marítima, infelizmente já era esperado que o Brasil também esteja com riscos de sofrer dessa nova epidemia letal.

Com informações de DicasOnline