Este é o horário ideal para tomar o pequeno-almoço, palavra de ciência

Comer as refeições a um horário específico é fundamental para que o ótimo funcionamento do relório biológico interno e do organismo.

Por lifestyle /Notícias ao Minuto 04/11/2019 - 23:48 hs
Foto: iStock

Assim como existem estudos que indicam o melhor horário para jantar ou almoçar, há os que apontam o ideal para tomar o pequeno-almoço, como revela a publicação Science Daily. Neste caso, o melhor é apostar em realizar a primeira refeição entre as 7h e as 9h. E tal deve-se a uma série de fatores, sendo que o primeiro está relacionado com a hormona cortisol, responsável por regular os índices de stress.

cortisol começa a ser produzido pelo organismo às 6h, e entre as 7h e as 8h os seus níveis no corpo atingem o maior patamar, o que significa que esse é o horário perfeito para acordar.

A grande questão é que o ideal é tomar o pequeno-almoço uma hora depois de despertar. Como tal, para fazer a primeira refeição do dia no horário adequado também é necessário programar o despertador para tocar no momento mais favorável para o seu corpo. Por outras palavras, se acordar entre as 6h e 8h e esperar 60 minutos para comer isso significa que vai tomar o pequeno-almoço entre 7h e 9h.

E se a sua rotina diária não lhe permitir seguir essa regra? Nesse caso o ideal é comer no máximo até duas horas após acordar. O que irá ajudá-lo a estabilizar as taxas de açúcar no sangue e permitir a regulação do metabolismo ao longo da manhã, o que por sua vez irá deixá-lo com mais energia e mais produtivo.

POR LILIANA LOPES MONTEIRO