ENTREVISTA: Ex-padre Canuto fala sobre seu livro lançado em Santa Terezinha-MT

Canuto, após o lançamento do seu livro em Santa Terezinha no dia 25/10, fala sobre o livro ao Vip Araguaia. Veja o Vídeo:

Por João Evilson 29/10/2019 - 00:24 hs
Foto: Isália

O ex-padre e jornalista Antonio Canuto lançou na última sexta-feira, 25 de outubro, em Santa Terezinha, o seu livro “Resistência e Luta Conquistam Território no Araguaia Mato-grossense”. O livro resgata a história da ocupação da região onde a Prelazia de São Félix do Araguaia atua. Principalmente sobre a conquista para a fixação dos posseiros e da cidade de Santa Terezinha.


O evento para o lançamento do seu livro em Santa Terezinha foi realizado no Barracão da Comunidade, local aonde ele mesmo ajudou a construir junto com a comunidade do lugar. Preferiu um evento simples, como ele sempre foi, e com a presença de pessoas que são atores e testemunhas da história que ele conta em seu livro.

É um rico material que realmente vem contar a história completa e mais verídica por alguém que conviveu e relatou todos os acontecimentos.


Canuto chegou ao Araguaia em 1971, como padre, incorporado à equipe pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia, coordenada por dom Pedro Casaldáliga. Eram tempos duros e severos da repressão por parte da ditadura militar. Logo em 1972, Canuto substituiu o padre Francisco Jentel, em Santa Terezinha, procurado, processado e condenado por crime contra Segurança Nacional e, por fim, expulso do Brasil, acusado de ser o responsável  pela reação dos posseiros diante da violência da grande empresa Codeara, do grupo BCN – Banco de Crédito Nacional.

VEJA FOTOS DO EVENTO LOGO ABAIXO: