Sucuri gigante de 8 metros é fotografada em Santa Terezinha - MT

A cobra estava tomando sol em um brejo do córrego João Nunes localizado a apenas 2 km da cidade, veja o vídeo também.

Por João Evilson 10/10/2019 - 18:15 hs
Foto: João Evilson

Na manhã desta quinta-feira (10/10) uma cobra Sucuri Gigante, foi fotografada e filmada pelo jornalista do site Vip Araguaia em um brejo a apernas 2 km da cidade de Santa Terezinha-MT. O brejo é formado pelo córrego João Nunes, local muito frequentado por banhistas da cidade.

A muito tempo houve relatos de pessoas que já viram sucuris nesse brejo, inclusive relatos de proprietários de chácaras vizinhas que já testemunharam várias vezes seus animais de pequeno porte e até cachorros serem comidos por elas. Recentemente pessoas já até filmaram e fotografaram várias sucuris neste local, inclusive mortas por mortas para retirada da gordura. Más nunca houve relatos de terem visto uma do tamanho que foi registrado agora, normalmente as que foram vistas sempre no tamanho médio de 3 a 4,5 metros que p tamanho médio normal das sucuris adultas, má ela pode chegar até sete metros e raramente ultrapassam este tamanho, más algumas já foram registradas em várias parte do brasil e em outros países.


Brejo aonde foi visto a Sucuri. Este brejo abrange uma área de aproximadamente 515.000 metros quadrados.

Não são raros os casos em que pessoas veem sucuris comendo cachorro nesse local, inclusive a três anos atrás um morador de Vila Rica filmou com seu celular uma sucuri engolindo um cachorro ao lado da ponte que fica nesse córrego João Nunes.

sta sucuri registrada hoje, tem aproximadamente de 7,5 a 8,5 metros. Esse cálculo foi feito através da imagem da mesma em um programa de computador e comparando com fotografias já tiradas em outras localidades com este mesmo tamanho ou maior.


Cobra Sucuri que foi capturada por militares do Corpo de Bombeiros na cidade de Tarauacá-AC em maio de 2018 medindo 6,5 metros. A cobra apareceu em um bairro da cidade na beira da BR 364.

Cobra aparentava ter acabado de comer. (Foto: Direto das Ruas)

Sucuri com cerca de 10 metros  vista atravessando uma estrada na área rural de Terenos - distante 25 km de Campo Grande – MS em junho de 2017. Duas famílias voltavam de uma fazenda na região e precisaram parar e esperar o animal cruzar a estrada.

Vídeo da Sucuri registrada em Santa Terezinha


Vamos conhecer mais um pouco sobre a Sucuri ?

A sucuri, também conhecida como anaconda, é a Maior cobra da fauna brasileira. A maioria da espécie possui cerca de nove metros de comprimento, podendo ultrapassar 10 metros.

Com expectativa de vida de aproximadamente 30 anos, a serpente recordista pesa entre 30 a 90 kg, mas é capaz de atingir até 250kg. Sua mordida não é venenosa, mas às vezes causa infecções.

A cobra é carnívora e se alimenta de mamíferos como capivaras, veados, cutias, podendo ainda matar um jacaré ou um ser humano por asfixia. Na época da reprodução, período que fica mais agressiva, é capaz de comer um dos machos da espécie.

Quando a anaconda apanha a presa, tenta levá-la para a água e matá-la por afogamento. Caso não pode fugir a um ataque, morde para se defender. Originária do Pantanal, a cobra gosta de ambiente semi-aquáticos e habita nas regiões tropicais da América do Sul, no leste dos Andes e principalmente na bacia Amazônica e nas Guianas. 



Espécies
No Brasil existem três espécies de anaconda. A amarela, que tem o nome científico Eunectes notaeus, vive no Pantanal. Chamada cientificamente de Eunectes murinus, a verde é encontrada nas áreas alagadas do Cerrado e da Amazônia. Já a malhada, que se apresenta como Eunectes deschauenseei, existe somente na ilha de Marajó, no Pará.

Hábitos
O animal possui hábitos solitários, é agressivo e difícil de ser observado. Uma característica da sucuri é permanecer parcialmente escondida na água, o que dificulta precisar e registrar tamanhos maiores que os já observados.

Filme
A cobra recordista foi tema do filme ´Anaconda´, que conta a história de uma expedição de cientistas americanos, que vieram para o Brasil, na Amazônia, em busca da espécie.

 

Mas e a Sucuri come pessoas?


Já houve vários registros e flagrantes desta cobra ter matado e engolido pessoas em várias regiões do país, são raros os casos, más já aconteceram e pode acontecer. Todo o cuidado deve ser tomado ao frequentar regiões aonde tem muito dessas cobras, como nessa área de brejo em Santa Terezinha-MT.

Um homem identificado como Emanoel da Cunha Lopes, de 30 anos, foi encontrado morto, com uma sucuri enrolada em seu corpo, as margens de um córrego, na cidade de Formosa da Serra Negra no Maranhão, em maio de 2018, último caso que se tem registro pela mídia.

 

Ao ser encontrado por populares, ele já estava com os ossos esmagados. Moradores afirmaram que quando chegaram ao local viram a cobra enrolada na vítima e já estava prestes a engoli-la. Ao verem a cena, partiram pra cima e mataram a sucuri, mas Emanoel já estava morto.


VEJA MAIS FOTOS DA SUCURI LOGO ABAIXO:


Fontes: rankbrasil,wikipedia, portaltarauaca, adalbertogomesnoticias, campograndenews.

Redação: João Evilson.