Chegou a safra do Jatobá, vamos conhecer esse fruto cheio de saúde?

Chegando o final de ano e o Jatobá já está carregado de frutos, é rico em propriedades boas para a saúde, possui mais potássio do que a banana e mais cálcio do que o leite, além de ser um super enérgito natural, confira.

Por João Evilson 09/09/2019 - 14:12 hs
Foto: João Evilson

A chegada do final do ano significa que estamos na safra de grande parte de frutos do Cerrado , inclusive o Jatobá, um dos frutos de uma das árvores mais conhecidas no Brasil, encontradas nas regiões de Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e também na Amazônia e ela pode chegar a 40 metros de altura.

Você sabia que este é o nome de um fruto, que pode trazer benefícios para a saúde e que já foi muito utilizado pelos povos indígenas?  Antigamente, a seiva, além de ser usada como remédio pelos indígenas, era usada na ponta das flechas no combate aos inimigos. Por causa da extração da madeira, a árvore pode ser considerada uma espécie rara, principalmente na Amazônia. É mais comum encontrar a árvore de jatobá em regiões do Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e também na Amazônia e ela pode chegar a 40 metros de altura.

Imagem relacionada

Fruto jatobá do cerrado. 

O fruto é comestível e tem uma casca bem dura, que tem 40% de água. A polpa é rica em minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, e também em vitamina C. Vale ressaltar que ela tem mais potássio do que a banana e mais cálcio do que o leite. Essas características fazem dela uma ótima alternativa para o fortalecimento de ossos e músculos, sem contar que pode ser considerada um energético natural.

O troco produz uma seiva também muito nutritiva. Uma dica de consumo é misturar uma colher de café da seiva em um copo de água e adoçar com mel, tomando uma vez ao dia. A seiva colabora com o fortalecimento do sistema imunológico e ameniza os sintomas da cistite aguda.

O consumo da farinha preparada a partir da polpa do fruto é muito comum. O valor nutricional é igual ao do fubá de milho e superior ao da farinha de mandioca. A farinha de jatobá pode ser utilizada no preparo de bolos, pães, mingau e pode ser misturada à farinha de trigo, por exemplo. Para preparar, raspe as sementes com uma faca para obter a polpa. Bata no liquidificador e, depois, passe na peneira.

Outra forma de consumo é o xarope, que colabora com os sintomas da gripe, da bronquite, da asma e de outros problemas pulmonares e inflamações.

Anote aí o modo de preparo:

Corte um pedaço da casca do jatobá em pedaços bem pequenos e lave-os. Coloque para ferver em meio litro de água por 20 minutos. Coe e adicione uma colher de sopa de açúcar. Espere 30 minutos e retire o açúcar concentrado. Adicione mel de abelha até o xarope ficar grosso. Tome uma colher de sopa por até três vezes ao dia.

O fruto também pode ser consumido de diversas outras maneiras, desde a forma in natura como batido com leite, musse, sorvete, etc. Veja abaixo uma receita que o Vip Araguaia preparou pra você saborear um excelente energético natural.

JATOBÁ COM LEITE E MEL E JATOBÁ COM MACAÚBA

Porção para 500 ml - retire a polpa de dois frutos de jatobá que costumam ter em édia três sementes, e bata no liquidificador com duas colheres de mel, 04 colheres de leite, 01 colher de Chocolate em pó e adoce a gosto.

Deve ser consumido imediatamente para que perca suas propriedades.

Agora uma outra receita de um super energético natural de Jatobá com Macaúba:

Use a mesma quantidade de ingredientes da receita anterior e só acrescente a polpa de duas Macaúbas.

Mas atenção, não deve ser tomado em grande quantidade, pois junto com a macaúba, um copo de apenas 100ml chega a ter mais de 470 calorias.

Com informações de Universo Jatobá