Santa Terezinha registra um foco de incêndio por dia só na cidade

Esta semana a equipe da Prefeitura com a ajuda de voluntários controlou mais de um foco de incêndio por dia só no perímetro urbano.

Por João Evilson 04/09/2019 - 23:41 hs
Foto: Reprodução

Todos os anos é a mesma coisa, parece cantiga de grilo, como diz o ditado popular, más nos meses de julho a setembro são muitos incêndios no município de Santa Terezinha, além dos causados na Ilha do Bananal que deixa a cidade coberta de fumaça nesta época.

Este ano, além das áreas que são incendiadas todos os anos, como os varjões e os morros no perímetro urbano da cidade, aconteceram vários outros incêndios de grandes proporções como o que destruiu quase toda a vegetação da Fazenda Araguaia Hévea ocasionando grandes prejuízos com a destruição de seringueiras. 


Fogo no Seringal da Fazenda Araguaia Hévea

Além de que todos os dias a gente detecta novos focos de incêndio por todo o município e poucos são controlados, pois o município não possui uma brigada de incêndio.

O que deveria relmente evitar esses incêndios que causam prejuízos às vezes até irreversíveis à flora e à fauna, além dos problemas de saúde causado às pessoas por causa da fumaça, seria unicamente e exclusivamente através da consciência humana, pois são pouquíssimos os incêndios causados por combustão natural e todos as outras causas são pelo ser humano, que até pelo simples gesto de jogar uma latinha de alumínio ou um vidro no mato, principalmente em áreas de capim, pode iniciar um incêndio pelo aquecimento do material através do calôr do sol.


Fogo bem no centro da cidade próximo ao Morro

Nas proximidades das áreas urbanas como nos Morros que ficam no centro da cidade de Santa Terezinha e no morro de areia, são muitos lixos jogados nas encostas deles e até mesmo na superfície, além de que muitas pessoas que moram em suas encostam queimam lixos do quintal sem o devido cuidado o que pode iniciar um incêndio nessas áreas.


Fogo encima do Morro no meio da cidade

Tem como evitar esses incêndios? Tem sim, basta todos terem a consciência do mal que o fogo causa e o prejuízo que faz, que com certeza diminuiria em mais de noventa por cento esses incêndios.

O município de Santa Terezinha possui uma vasta área de varjão que além de ser utilizados para a  criação de gado coletivo, ainda é muito frequentada pelas pessoas que procuram as margens dos rios para lazer e para pescar e com esse tráfego de muitas pessoas, uma bituca de cigarro ou um fogo mau apagado em um acampamento, causa esses danos todos os anos.

Agora é esperar o período da chuva para controlar esses incêndios irresponsáveis e até lá conviver com esse ar poluído pela fumaça.