População de Santa Terezinha-MT realiza manifestação pelo livre acesso à Praia do Avião

A manifestação ocorreu na tarde desta última terça feira com uma carreata pelas ruas da cidade.

Por João Evilson 04/09/2019 - 18:25 hs
Foto: João Evilson

Uma grande parte da população de Santa Terezinha realizou uma manifestação pelas ruas da cidade nesta última terça feira em favor do livre acesso à Praia do Avião.

A Praia do Avião, que se tornou um dos Pontos Turísticos mais visitados do município nos últimos dez anos,  fica localizada na margem esquerda do Rio Araguaia e o seu acesso por terra que passa dentro de uma  reserva está sendo fechado pela proprietária da área, a Fazenda Tapiraguaia.

Na última semana de agosto a Fazenda Tapiraguaia fez um comunicado á população,que iria construir uma  cerca em suas divisas, incluindo esta área de reserva que margeia o Rio Araguaia, fechando a estrada que dá acesso á Praia do Avião, o que gerou revolta em parte da população do lugar.


Segundo os manifestantes em suas reivindicações, alegam que a estrada já é considerada uma estrada vicinal municipal, pois dá acesso a um dos Pontos Turísticos e de lazer de Santa Terezinha e a mesma não pode ser interditada assim.


Foi criada uma comissão para tratar do assunto junto ao Ministério Público através de uma ação civil pública contra o fechamento  da estrada.

A Fazenda Tapiraguaia alegou em seu comunicado que o fechamento da reserva é para a sua conservação e proteção, além de que ela encontrou construções irregulares, sujeira e árvores cortadas dentro da área próximo á Praia.

Veja o vídeo da Manifestação: