Casal de Onça Pintada atacam pessoas em Santa Terezinha-MT

Um casal de Onça com um filhote foram vistas várias vezes nas proximidades da Praia do Avião.

Por João Evilson 12/08/2019 - 23:32 hs
Foto: João Evilson
Casal de Onça Pintada atacam pessoas em Santa Terezinha-MT
Praia do Avião em Santa Terezinha-MT

Segundo informações colhidas de um morador de Santa Terezinha que esteve nas proximidades da Praia do Avião já agora nesta noite (12/08), informou ter vista as onças na margem da estrada que dá acesso ao Porto a Balsa. Ainda, fomos informados que uma onça atacou um índio que estava a pé nesta mesma estrada, na travessia do lago da Azedinha, mas o índio correu e foi salvo por um carro que passava pelo local.

Segunda a pessoa que viu as onças no Lago da Azedinha, são três onças pintada, um casal e um filhote e essas onças já tem umas duas semanas que andam por essa região entre o Lago da Azedinha e a Praia do Avião que fica a apenas 6 km da cidade. Da cidade ao Lago da Azedinha dá apenas 2 km de distância e 6 km até a Praia do Avião.

Também fomos informado de que no final de semana passado, no início deste mês, uma dessas onças tentou atacar um dos acampamentos na Praia o Avião. Uma das pessoas que estava no acampamento viu a onça sentada logo acima no Barranco que desce para a areia, foi quando a onça levantou partiu para o acampamento, más as pessoas conseguiram afuguentá-la, que saiu e adentrou na mata.


A praia do avião é muito conhecida na região por ser um ótimo local para acampar.

As pessoas devem evitar de andar a pé e de bicicleta por aquela estrada, pois correm riscos de ser atacadas por essas onças. Algo  terá que ser feito, acionar o corpo de Bombeiro e a Secretaria do Meio Ambiente, pois essas onças estão muita próximas da cidade e são muitas as pessoas que necessitam trafegar por essa área aonde as onças se encontram, são turistas, os indios e os pescadores tradicionais que vivem da pesca para sustentar suas famílias.

Outro local aonde as onças costumam atravessar o rio nessa época, é na praia do Tucum a 9km da cidade, e nas proximidades, já foram vistas onças por lá várias vezes, inclusive eu mesmo e minha família que estávamos acampado nesta praia em julho de 2017. Um onça preta (a Pantera) atravessou a praia muito próximo do local aonde estávamos acampados, ela parou e ficou sentada um tempo a uma distância de uns 20 metros do local aonde estavam as barracas, conseguimos afuguentá-la, só que ela retornou na mesma noite, mas não a vimos de novo, porque  estávamos todos dormindo, ela passou por dentro do local aonde estava montada a cozinha do acampamento, e vimos vários rastos dela no lugar.

A alguns anos atrás, em torno de uns seis anos, uma Onça Pintada fêmea com um filhote, também foi vista atravessando a estrada do varjão a apenas uns 300 metros da entrada da cidade, próximo à chácara do Carlinho. Todos os anos ouvimos relatos de pessoas que vê onças nas proximidades da cidade e essas onças provavelmente são todas da Ilha do Bananal.

No mês de Maio o Sr. Odeildo Strutz filmou duas onças atravessando o Rio Araguaia justamente nesta mesma área da Praia do Avião, não podemos afirmar, más podemos supor que pode até ser esse casal de onça que atravessou para o lado de cá do Rio para terem o filhote. Veja o vídeo abaixo das duas onças filmadas em maio.