Documentaristas ingleses visitam Mato Grosso para filmar pesquisa da Unemat

A equipe acompanhou as atividades do projeto “Construindo uma estratégia para a conservação da harpia na Amazônia”

Por Unemat 08/07/2019 - 08:24 hs
Foto: Unemat

Os documentaristas da Raw TV, produtora internacional de televisão que trabalha com emissoras como a BBC, Discovery, CNN, Nat Geo, estiveram no norte de Mato Grosso, na última semana (19 e 23 de junho), para gravar para um documentário sobre os impactos da produção de carne.

O material faz parte de uma série especial, exibida no canal BBC, em outubro, primeiramente na Inglaterra e, posteriormente, liberado para outros países.

A equipe acompanhou as atividades do projeto “Construindo uma estratégia para a conservação da harpia na Amazônia”, coordenado pelo professor Everton Miranda, do curso de Engenharia Florestal da Unemat em Alta Floresta. As imagens foram feitas nos municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes.

O professor falou sobre ameaças ambientais trazidas pela pecuária para a região amazônica, com ênfase na conservação das harpias. A gravação ocorreu em um ninho da ave, que fica a cerca de 30 metros de altura. De uma torre próxima a castanheira onde está o ninho, a equipe filmou a instalação de câmeras automáticas que vão monitorar o filhote de harpia pelos próximos meses e a soltura de um filhote reabilitado pelo projeto.