Um lindo Projeto Cultural e Social de Santa Terezinha completa 4 anos

O Curso de Violão Primeiras Notas é um trabalho voluntário e atende crianças e jovens que queiram vivenciar experiências musicais ocupando o tempo ocioso participando de atividades educativas, tirando o foco das coisas ruins que possam levá-los aos maus caminhos

Por João Evilson 09/05/2019 - 15:09 hs
Foto: João Evilson

O Curso de Violão Primeiras Notas é um projeto de iniciação musical Violão Popular com ênfase em prática orquestral, idealizado e ministrado pelos professores Edilson e Messias, com participação e colaboração especial dos alunos violonistas Crislayne, Enzo, Hevenllyn, João Vitor, Lunna, Mauricio Filho, Messias Filho, Millena e Nathalya em parceria com a Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira, pais de alunos e o site Vip Araguaia.

Este projeto surgiu com o objetivo de criar possibilidades para inclusão de crianças, jovens e adultos no universo musical para desenvolver as habilidades necessárias para aquisição dos conceitos básicos da música no sistema cifrado, permitindo assim, ao aluno, refletir sobre os valores humanos, melhorando o senso disciplinar, o poder de concentração, elevando sua motivação e autoestima, tornando-o uma pessoa sensível às situações do dia-a-dia, o que lhe proporcionará reflexos positivos em sua convivência familiar e social. O que motivou também o surgimento deste projeto foi a falta de políticas públicas no município de Santa Terezinha, que incentivem as crianças, jovens e adultos a participarem de atividades culturais, dentre elas, a música.



O Projeto Curso de Violão Primeiras Notas promove a aprendizagem de conceitos musicais, a partir do conhecimento da realidade de cada aluno, sempre abordando a Música Popular Brasileira.

É um trabalho voluntário, as aulas são gratuitas, os alunos que não possuem o instrumento em evidencia, poderão utilizar os violões da escola, recebem ainda apostilas de estudos para o bom desenvolvimento das atividades. O projeto trabalha na perspectiva do multiplicador, ou seja, na medida em que os alunos vão dominando os conceitos e a prática da arte de tocar, eles são promovidos e atuam também como monitor da turma, auxiliando outros alunos em processo inicial de aprendizagem e são selecionados para fazer parte do grupo que participa de apresentações musicais em eventos culturais em Santa Terezinha e municípios vizinhos representando.

O Curso de Violão Primeiras Notas é um trabalho voluntário e atende crianças e jovens que queiram vivenciar experiências musicais ocupando o tempo ocioso participando de atividades educativas, tirando o foco das coisas ruins que possam levá-los aos maus caminhos. As aulas acontecem três vezes por semana(terça, quinta e sexta-feira) das 17:00 as  18:45h.




Até o momento as parcerias tem sido fundamental para que o projeto permanecesse durante esses 04 anos. Os pais organizaram uma rifa(cestas da páscoa) onde foi arrecadado um valor de(R$ 1.700,00) para compra de equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento das aulas. Com esse dinheiro foi possível comprar: 01 Violão Elétrico Profissional, 04 cabo de áudio P10 de 05 metros, 01 microfone, 01 pedestal para microfone, 08 estante para partitura, 04 resma de papel A4, 01 capa para violão, 01 afinador digital, 08 encordoamento para violão. Recebemos também a doação de 02 violões, 01de Janio/Laila e um do Tio Deco. A Escola Martiniano disponibiliza as salas de aulas, data show, impressão de apostilas, som para ensaios e apresentações, Vip Araguaia, confecção das artes para camisetas, banner e divulgação do projeto.

Mais um ano de muito trabalho e muita música, nesse período realizou-se várias apresentações em eventos culturais em STZ e municípios vizinhos. É momento de agradecer a Deus por nos da saúde e forças para vencer os desafios, aos nossos parceiros por sempre acreditarem no potencial dos alunos, a comunidade de STZ pelo apoio e aos alunos por acreditarem no projeto!

(TEXTO REDIGIDO PELO PROFESSOR MESSIAS SOUZA SANTOS - FOTOS - Professor Messias Souza e João Evilon)