25 receitas para a Páscoa – Deliciosas opções

Aproveite o feriado para ficar perto das pessoas que você ama e viver o verdadeiro significado da Páscoa.

Por Mel e Pimenta 18/04/2019 - 18:05 hs
Foto: Eline Prando

A Páscoa está chegando e nós preparamos uma seleção de receitas para inspirar você a ir para a cozinha e juntar toda a família em volta da mesa. Aproveite o feriado para ficar perto das pessoas que você ama e viver o verdadeiro significado da Páscoa. A seleção de 25 receitas para a Páscoa traz opções com peixes para Sexta-feira Santa, dicas de salgados e doces para o almoço de domingo e também ideias criativas para presentear sem gastar muito e com originalidade.    

Pratos feitos com peixe para o almoço da Sexta-feira Santa

Clique nos links em Azul para copiar as receitas:

Moqueca baiana de peixe e camarão

A tradicional moqueca baiana, feita com peixe e camarão, a receita é da famosa Donana, que é conhecida no Brasil por sua moqueca maravilhosa.

25 receitas para a Páscoa© Eline Prando 25 receitas para a Páscoa

Bacalhau à Brás

O bacalhau a brás é um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, feito a base de bacalhau e batata palha caseira.

Costelinha de tambaqui ao molho de iogurte e ervas

O Tambaqui é um peixe com uma carne deliciosa e suave, e essa é uma receita fácil, feita no forno e muito prática para você preparar em casa. Sirva com um purê ou arroz branco. 

Salmão com crosta de castanhas

Uma forma diferente de preparar o salmão que é uma ótima opção para o almoço em família. A camada de castanhas confere crocância e muito sabor ao prato.

25 receitas para a Páscoa Salmão com crosta de castanhas© Eline Prando 25 receitas para a Páscoa Salmão com crosta de castanhas

Bacalhau Espiritual

Um prato tradicional e delicioso, o bacalhau espiritual é cremoso, tem o sabor intenso do bacalhau. O preparo da receita tem algumas etapas, mas vale muito a pena preparar.    

Ideias de receitas salgadas para o almoço de domingo

Pasta de gorgonzola, damasco e nozes

Uma pasta para você receber os amigos e a família, você só precisa de alguns pães para acompanhar essa delícia.

Pasta de gorgonzola, damasco e nozes© Eline Prando Pasta de gorgonzola, damasco e nozes 

Purê de grão-de-bico com manteiga aromatizada

Prepare o nosso purê de grão-de-bico com manteiga aromatizada com alho e sálvia, uma receita fácil e deliciosa,  pois o cozimento da manteiga confere um sabor amendoado, e as folhas de sálvia, juntamente com o alho, enchem esse prato de aroma e sabor 

Salada de batatas com maionese festiva

Essa salada de batatas tem cara de dia de festa, colorida, saboroso e perfeita para acompanhar carnes assadas.

 

Costelinha suína ao molho barbecue

Dentre as 25 receitas para a Páscoa, essa é uma das minhas preferidas, uma costelinha feita com molho barbecue é uma ótima pedida, ela fica deliciosamente macia e tem tudo a ver com um purê de batata-doce.

Costelinha suína ao molho barbecue - Sabe aquela costelinha que a carne solta do osso, que desmancha de tão macia? Essa costelinha de porco assada com molho barbecue é assim, simplesmente incrível e igualzinha à costela do Outback (ribs on the barbie). Faça em casa!© Eline Prando Costelinha suína ao molho barbecue - Sabe aquela costelinha que a carne solta do osso, que desmancha de tão macia? Essa costelinha de porco assada com molho barbecue é assim, simplesmente incrível e igualzinha à costela do Outback (ribs on the barbie). Faça em casa!

Ratatouille feito no forno

Vegetariana e colorida, essa receita vai alegrar a mesa no domingo de Páscoa.

Sobrecoxas de frango assadas

Essa receita é fácil de fazer, é feita no forno e uma ótima opção para você poder aproveitar o domingo com a família.

Sobrecoxas de frango assadas - Frango Zás Trás do Jamie Oliver© Eline Prando Sobrecoxas de frango assadas - Frango Zás Trás do Jamie Oliver

Costelinha de porco com chutney de maçã

Uma receita de carne suína para assar lentamente até ficar desmanchando e soltar do osso, mas isso pode ficar ainda melhor se você fizer um molho agridoce delicioso. 

Almôndegas de carne

Essa é uma receita diferenciada de almôndegas, elas são feitas com uvas-passas e cozidas dentro de um molho intenso e saboroso.

Bolo de carne recheado com ovos

A receita desse bolo de carne recheado com ovos delicioso, tem jeito de comida de mãe e vai fazer sucesso no seu almoço.

Bolo de carne recheado com ovos© Eline Prando Bolo de carne recheado com ovos

Penne ao frango à cacciatore com bacon

O frango à cacciatore é um clássico da culinária italiana, é um prato com molho encorpado e rico em sabor que pode acompanhar uma boa massa, mas também vai muito bem um arroz branco, assim como com uma polenta cremosa e outros pratos. Esse penne ao frango à cacciatore com bacon é uma receita simples de fazer e que surpreende com seu sabor marcante e por sua rústica beleza.

Sobremesas festivas para a Páscoa

Torta gelada de abacaxi com coco

Feita com biscoitos champanhe delicadamente umedecidos, a segunda que tem o toque aveludado do creme feito com ovos e leite condensado, a terceira com aqueles pedacinhos de abacaxi bem gelados, depois toda a leveza das claras em neve batidas com creme de leite e por fim o coco, ele que é o mais perfeito acompanhante do abacaxi. Isso é comida afetiva, poder resgatar um sabor lá nas nossas memórias mais distantes.

Torta gelada de abacaxi com coco© Eline Prando Torta gelada de abacaxi com coco

Mousse de chocolate – Receita da Chef Paola Carosella

A mousse da Chef Paola Carosela passou a ser a minha preferida, ela é leve, delicadamente aerada e doce na medida certa. Prepare na sua casa também.

Arroz doce com gemada – Cremoso e delicioso

Arroz doce é uma receita clássica, ela está presente nas mesas de quase todas as regiões desse país, cada um tem o seu segredo para fazer o arroz doce perfeito. E hoje você vai aprender a fazer a minha receita de arroz doce com gemada, ela confere ao arroz uma cremosidade aveludada e delicada, sem falar no sabor que fica muito especial.

Fondant au chocolat | Um bolo de chocolate incrível

Descrever essa receita é uma tarefa difícil, mas não faltam adjetivos para falar desse bolo de chocolate cremoso, intenso, úmido e de sabor maravilhoso. Ele lembra um brownie, mas é ainda mais molhadinho, tem aquela cara de sobremesa sofisticada e fica perfeito com um geleia de frutas vermelhas, também vai bem com um sorvete de creme, mas pode perfeitamente ser servido sem nenhum acompanhamento, afinal de contas, ele se basta.

O cozimento dele é muito rápido e esse é passo mais importante da receita para se obter um bolo com a cremosidade na medida certa, ele tem que ficar bem molhadinho mesmo. O meu levou exatamente 25 minutos para assar perfeitamente.

Fondant au chocolat | Um bolo de chocolate incrível© Eline Prando Fondant au chocolat | Um bolo de chocolate incrível

Chico balanceado – Uma sobremesa afetiva

Chico balanceado é puro afeto, é uma sobremesa que tem sabor de infância, na minha casa era super comum termos uma travessa na geladeira. É uma sobremesa econômica e ótima para o domingo de Páscoa.

Ideias para presentear na Páscoa

Trufas caseiras de chocolate branco e frutas secas

O meu chocolate preferido é o meio amargo, costumo consumir pouco chocolate branco, mas aprecio quando ele surge em doses delicadas e charmosas com toque de frutas, oleoginosas e outras variações que deixam esse chocolate menos doce e mais sofisticado. Trufas caseiras de chocolate branco e frutas secas, como essas que compartilho hoje, é uma das formas que me faz gostar mais de chocolate branco.

Trufas caseiras de chocolate branco e frutas secas© Eline Prando Trufas caseiras de chocolate branco e frutas secas

Nozes carameladas | Nuts caramelizadas

Sabe aquelas nozes carameladas crocantes e deliciosas? Hoje nós vamos te ensinar a preparar essa receita em casa, elas ficam perfeitamente caramelizadas e fazem o maior sucesso com adultos e crianças, difícil mesmo é parar de comer essas pequenas delícias.

Para o preparo você pode escolher as nozes de sua preferência, use amêndoas, castanhas do pará, castanha de caju, amendoim, nozes pecan, macadâmias, avelãs, nozes chilenas e assim por diante. Todas as opções ficam perfeitas!

Casca de laranja cristalizada coberta com chocolate

Prepare essa deliciosa casca de laranja cristalizada, vale a pena fazer em casa. A receita leva bastante tempo para ficar pronta, mas o tempo de envolvimento no preparo é pouco. Depois nos conte o que achou.

Casca de laranja cristalizada - Prepare em casa essas deliciosas casquinhas de laranja cristalizadas e cobertas por uma camada de chocolate meio amargo. Aproveite os alimentos por completo e use as cascas para fazer essa delícia. Confira a receita.© Eline Prando Casca de laranja cristalizada - Prepare em casa essas deliciosas casquinhas de laranja cristalizadas e cobertas por uma camada de chocolate meio amargo. Aproveite os alimentos por completo e use as cascas para fazer essa delícia. Confira a receita.

Mendiants – Discos de chocolate amargo

Os Mendiants são doces tradicionais da confeitaria francesa, esse doce é muito simples, mas delicioso, são pequenos discos de chocolate cravejados frutas secas e nozes. Perfeitos para presentear.

Trufas de chocolate caseiras – A verdadeira trufa

Elas são um resgate às tradições, essas trufas são uma verdadeira perdição, são cremosas, doces na medida certa, simplesmente incríveis. Elas podem ficar até 10 dias guardadas na geladeira, o problema é que isso é impossível, elas são devoradas e desaparecem.

Essa também é uma ótima dica para presentear amigos, coloque em vidro, amarre uma fita e faça uma cartão escrito por você mesmo. :).

25 receitas para a Páscoa© Eline Prando

Por Eline Prando