Um superalimento se perde nas ruas e nos quintais de Santa Terezinha.

A manga é considerada o “Rei das Frutas” não só pelo seu sabor e sua polpa amarelo intenso mas também por trazer uma série de benefícios à saúde. Ela possui carboidrato, proteínas, fibra, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas C, A, B1 e B2, E, K, B6 e B12, niacina, potácio, ácido fólico, além de prevenir o câncer de colo, de pulmão, da mama e próstata.

Por João Evilson 08/11/2018 - 21:15 hs
Foto: João Evilson

Logo que o dia amanhece em outubro, escutamos o canto e o alvoroço dos periquitos nas mangueiras pelos quintais e ruas da cidade de Santa Terezinha, chegou o período da Manga. As mangas, uma das frutas mais ricas em vitaminas não é bem aproveitada pela população da cidade, isso também se deve pela quantidade de mangueiras, bem como pela falta de informação sobre esse fruto que faz muito bem para a saúde.


 

O Vip Araguaia fez um levantamento em todo o perímetro urbano de Santa Terezinha e constatou que a cidade possui 544 (quinhentos e quarenta e quatro) mangueiras produzindo. Umas mais que outras, mas todas com frutos. Foi catalogada também 12 espécies de mangas: Sabina, Bacurí, duas espécies de Manguita, Manga de Leite, Manga Pequi, Espada, Manga Ourinho, Coquinho, Bourbon e a manga Fiapo, conhecida mais por manga comum.


 

Se as 3.500 pessoas que moram na cidade consumissem a Manga, cada um teria que comer 4 frutas por dia pelo período de 100 dias, que é a época da produção, teriam que consumir em torno de 1.600.000 frutas nesse período. Más como tem muitas pessoas que não apreciam a fruta, digamos que mais da metade é desperdiçada todos os anos e também não é aproveitada comercialmente, nem pelas lanchonetes e restaurantes locais, pois muito raro se encontra um suco natural feito com essas mangas da cidade.


 

Se fosse explorada comercialmente, em polpa, porque das espécies com mais valor comercial que se encontra na cidade são a Manga Espada, a Coquinho e a Manga Rosa, as outras espécies são poucas conhecidas comercialmente. Uma mangueira adulta produz em torno de 1 a 4 mil frutos por ano. Digamos que se fosse para aproveitar comercialmente para a produção de polpa, daria para extrair a polpa de 108.800 kg de manga, considerando apenas o aproveitamento das frutas sadias. Considerando o preço médio do Kg de polpa de Manga que varia de 15 a 20 reais no mercado, daria para alcançar um faturamento anual de R$ 1.632.000,00 (um milhão e  seiscentos e trinta e dois mil reais), gerando uma ótima renda mensal de R$ 2.720,00 para 50 famílias.

 

Santa Terezinha tem um cerrado muito rico em frutos que não são exploradas comercialmente, poucas pessoas trabalham com a coleta e a venda do Murici, Buriti, da Mangaba,  Pequi e da Bacaba.


 

A Manga, além de ser uma excelente árvore de sombra, ainda produz um dos alimentos mais ricos e importantes para a nossa saúde. Vamos ficar sabendo agora tudo sobre a manga. (Fontes de pesquisa: Wikipédia, Dicas de Saúde, Sabor Hortifruti, Cozinha Técnica, Mundo Boa Forma).


A manga é uma fruta nativa do sudeste da Ásia e da Índia e hoje é cultivada em climas tropicais em países como Brasil, México, Equador, Peru, Guatemala e Haiti. A sua casca é verde e se torna vermelha e/ou amarela conforme a fruta amadurece, sua polpa é um amarelo intenso, de sabor doce e textura fibrosa, que variam de uma variedade para a outra. A polpa envolve o que chamamos de caroço, onde fica a semente da mangueira. Esse artigo abordará para que serve esta fruta, trazendo uma lista de propriedades e benefícios da manga.

No Brasil temos aproximadamente mais de 10 variedades diferentes. Dentre as mais famosas estão a tommy atkins, a rosa, a espada, a haden, a palmer e a bourbon. Mas no mundo todo são mais de 1600 variedades identificadas, e o país campeão é a Índia, com mais de 1000 variedades cultivadas. Cada variedade apresenta um formato característico, e uma polpa mais ou menos doce, com mais ou menos fibras. Cada unidade pode variar de 100 g até 2 quilos.

 

Para que serve a manga?

 

A manga é considerada o “Rei das Frutas” não só pelo seu sabor e sua polpa amarelo intenso mas também por trazer uma série de benefícios à saúde.

Fonte de vitaminas, minerais e fibras, a manga é um alimento versátil e um excelente substituto de refeições intermediárias, dando saciedade com poucas calorias. Ajuda a atingir os níveis diários necessários de micronutrientes e dá mais sabor à dieta.

Pode ser consumida in natura ou usada como ingrediente em diversos pratos, como doces, geleias, sucos, salada de frutas e de verduras ou ainda servida acompanhada com iogurte, mel dentre tantas outras possibilidades.

 

Quais as propriedades da manga?

 

Uma porção de 100g de manga fornece apenas 50 Kcal, sendo aproximadamente 13g de carboidratos, 1g de proteínas e não tem quantidade significativa de gordura. Além disso é extremamente rica em fibras, em 100g de manga encontramos 2g de fibras.

Uma manga média pesa em torno de 300 a 400g, por isso uma boa dica é cortar e medir a quantidade por xícaras, assim você consegue ter uma ideia melhor de quanto está ingerindo. Uma xícara de manga picada terá em torno de 150g.

Além disso, a manga não contém sódio nem colesterol e contém uma grande variedade de vitaminas e minerais, entre eles vitamina C, vitamina B6, vitamina A, potássio, cobre e ferro.


Embora a manga seja consumida há séculos em muitos lugares do mundo, pouco se estudou sobre seu valor nutricional. Recentemente, pesquisas já tem demonstrado o grande potencial dessa fruta. Vamos entender porque a manga pode ser chamada de “superalimento”.

Veremos agora como as propriedades da manga podem ser benéficas para a saúde e boa forma:

 

1)   Ela pode te ajudar a perder peso

 

Sim, é isso mesmo. Mas frutas não contém carboidratos e engordam? Apesar de conter carboidratos, utilizar a manga como substituto de outras refeições calóricas, como lanches da manhã e da tarde com massas, pães, biscoitos e alimentos gordurosos, é uma excelente estratégia para reduzir o número de calorias ingeridas diariamente. A manga contém, sim, carboidratos, porém tem baixa densidade calórica. Os benefícios da manga para o emagrecimento são os menos compreendidos.

 

Assim, mesmo comendo uma quantidade razoável, que leva à saciedade, a quantidade de calorias ingerida será baixa. Isso ajuda a criar o déficit calórico necessário na queima dos quilos extras.

 

Um estudo científico publicado em 2008 mostrou que pessoas com sobrepeso que consumiram altas quantidades de frutas diariamente tiveram uma perda de peso maior do que pessoas que não ingeriram ou ingeriram uma menor quantidade de frutas. A perda foi de 300g a mais, a cada 100g de frutas consumidos por dia.

 

Além disso, a manga é uma fonte rica em fibras, que dão saciedade por aumentar o tempo de esvaziamento gástrico. Uma das fibras presentes na manga é a pectina, uma fibra solúvel capaz de diminuir a absorção de açúcar e colesterol.

Pesquisas realizadas na Austrália indicaram que comer a manga com a casca pode melhorar ainda mais seus resultados. Fitoquímicos presentes apenas nessa parte da fruta indicaram inibir o crescimento de células adiposas humanas

 

2) Ela protege contra o câncer

 

Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, estudaram 5 variedades de manga em laboratório e identificaram que extratos da fruta, contendo polifenóis, foram capazes de inibir o crescimento de células de câncer de cólon e mama sem afetar células saudáveis. Mais pesquisas são necessárias, para validar os resultados, porém a fruta já apresenta potencial anticancerígeno.

A pectina também é um componente da manga capaz de prevenir contra o câncer de próstata.

 

3) Ela ajuda no controle do diabetes

 

A manga tem um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea na forma de glicose. Isso é um fator importante por não induzir picos de glicemia e insulina e poder ser uma ótima fonte alimentar para pessoas com diabetes.

 

Além disso, as fibras presentes na manga também auxiliam no retardo da absorção dos carboidratos dos alimentos e na redução das concentrações de açúcar no sangue.

 

As folhas da mangueira tem mostrado ação contra o diabetes, ajudando no controle dos níveis de insulina. Para isso basta ferver 5 ou 6 folhas e deixar em repouso durante a noite para então filtrar e tomar pela manhã.

 

4) Ela faz bem para a visão

 

A manga é uma excelente fonte de vitamina A. Uma porção de 1 xícara de manga picada contém 25% da quantidade diária recomendada de vitamina A. Essa vitamina, também chamada de retinol, é fundamental para uma boa visão e previne a cegueira noturna.

 

Além disso contém zeaxantina, um carotenoide que previne a degeneração da mácula ocular, uma doença associada à cegueira na velhice.

 

5) Ela controla o colesterol

 

Os altos níveis de vitamina C, pectina e outras fibras da manga, auxiliam a reduzir a absorção de colesterol dos alimentos e a baixar seus níveis no sangue. Além disso, o potássio ajuda na saúde do coração e dos vasos sanguíneos

 

6) Ela melhora o seu sistema imunológico

 

Uma xícara de manga picada fornece nada mais nada menos que aproximadamente 70% das necessidade diárias de vitamina C e 25% de vitamina A.

 

Essas duas vitaminas garantem o bom funcionamento do sistema imunológico, atuando na defesa contra infecções, gripes e resfriados e manutenção geral da saúde.

 

A vitamina C ainda é um potente antioxidante, combatendo câncer, o envelhecimento e ajudando na integridade dos vasos sanguíneos.

A vitamina A também contribui para a saúde da pele e das mucosas, primeira fonte de defesa contra os mais diversos tipos de infecções.

 

7) Ela ajuda a regular seu intestino

 

A alta concentração de fibras da manga promove o bom funcionamento do intestino, sendo substrato para micro-organismos “do bem” da flora intestinal. Uma alimentação rica em fibras evita as sensações de inchaço, desconforto e até mau humor causadas pela constipação.

 

Aqui uma observação é importante: sempre prefira o consumo da fruta ao invés do suco, pois o suco não contém as mesmas quantidades de fibras. Como você já percebeu, alguns dos importante benefícios da manga estão relacionados à quantidade de fibras da fruta.

 

8) Ela contém outras vitaminas e minerais essenciais

 

Além das vitaminas C e A já citadas, a manga possui também:

·         vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), que são fundamentais para as reações metabólicas que produzem energia para o corpo todo;

 

·         vitamina E, um potente antioxidante, que protege contra os danos dos radicais livres e diversas doenças decorrentes deles, assim como o envelhecimento precoce;

 

·         ácido fólico, que é essencial para o desenvolvimento do feto durante a gravidez, além de prevenir uma série de doenças entre elas o mal de Alzheimer, hipertensão e derrame;

 

·         potássio, que atua no balanço eletrolítico do corpo como um todo, nas transmissões nervosas, assim como no bom funcionamento dos músculos esqueléticos e do coração. Além disso minimiza os efeitos danosos do excesso de sal da alimentação;

 

·         cobre, essencial para a fixação do ferro na hemoglobina sanguínea e com isso o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

Esses elementos estão disponíveis na manga em quantidades menores, porém a sua ingestão diária vai ajudar a atingir as quantidades necessárias de cada um deles em conjunto com a inclusão na alimentação de outros alimentos saudáveis.

 

9) Ela deixa a pela mais bonita

 

Essa extensa combinação de vitaminas e minerais já seria suficiente para dizermos que a manga é uma excelente aliada da pele. Entretanto, além do benefício da manga como alimento, ela ainda pode ser aplicada diretamente na pele.

Basta cortar em pedaços finos e aplicar sobre a pele por 10 a 15 minutos, isso vai desobstruir os poros, refrescar a pele e ainda ajudar na prevenção da acne.

 

10) Ela contém antioxidantes

 

Além das vitaminas C e E, que são antioxidantes poderosos, a manga contém outros carotenoides e polifenóis que combatem os radicais livres no organismo, protegendo contra doenças, o envelhecimento, auxiliando na recuperação física pós atividade física dentre tantos outros benefícios que os antioxidantes têm para a saúde.

 

Dicas de como selecionar as melhores mangas

 

Quando está madura, a manga tem um cheiro adocicado, porém se o cheiro for de produtos fermentados então ela já passou do ponto. Escolha mangas com a casca firme mas ligeiramente macias quando apertadas suavemente. Quando apertada, a casca não pode romper, nesse caso ela já estará madura demais.

 

A cor da casca também é um indicativo se a manga está no ponto certo para ser consumida, ela deve ter começado a mudar da cor verde para o amarelo ou vermelho. Se houver muitas manchas pretas, também é um indicativo que ela já amadureceu muito. Se você desejar acelerar o amadurecimento de uma manga basta embrulhá-la em papel junto com uma outra manga já madura e observar até que chegue no ponto ideal.

 

Cuidados ao consumir a fruta:

 

·         Vale lembrar que para ter os benefícios da manga de forma integral, o ideal é consumir a fruta ou algum tipo de receita feita de forma caseira.

 

·         Pessoas que têm alergia ao látex, pode também ter reação alérgica à manga. Isso porque ela contém um composto chamado urushiol que leva à chamada dermatite de contato induzida por urushiol. O maior risco está na casca e na seiva da planta.

 

·         Alguns produtores colhem a manga ainda verde e forçam sua maturação utilizando carboneto de cálcio, uma prática proibida em muitos países. Apesar das controvérsias, este composto é potencialmente tóxico aos seres humanos. Assim, as opções de procedência confiável e orgânicas são as melhores escolhas.


Tipos de Manga

 

De origem asiática, as primeiras sementes de mangueiras chegaram ao Brasil trazidas pelos portugueses, e rapidamente se adaptaram ao nosso solo e clima. Atualmente, no entanto, as mangas que encontramos à venda com mais frequência são de variedades trazidas de outros países, como é o caso da Haden e da Palmer.

 

Principais mangas cultivadas no país: Keitt, Tommy Atkins, Rosa, Haden, Coração de Boi, Espada, Palmer, Bourbon, Carlota, Kent, Ubá e Coquinho.

 

Veja as calorias da manga de acordo com alguns dos tipos mais consumidos no Brasil:


Uso Medicinal da Manga

 

manga é bastante usada na medicina doméstica. Combate as bronquites mais rebeldes, tem propriedades antiescorbúticas, é depurativa do sangue e favorece a diurese. Como expectorante, a manga é indicada contra as enfermidades das vias respiratórias, como catarros, tosse, bronquite, etc. Nestes casos, usa-se preferivelmente em forma de xarope, com mel de abelhas.
A resina que se forma sobre os galhos também exerce ação depurativa.
O suco que sai dos ramos é usado como antidiarréico.
As folhas novas são tidas como antiasmáticas. Em decocção, dão um excelente peitoral, que se usa contra a bronquite. Bebe-se com mel de abelhas.
Para curar a inflamação das gengivas, enxágua-se a boca com o decoto das folhas.
Com os brotos dos ramos se prepara um bom vermífugo.
Usa-se exteriormente o decoto das folhas, em fomentações ou fricções, contra qualquer tipo de contusão.
A amêndoa do caroço contém propriedades vermífugas.
A casca do tronco é usada, em decocção, contra as afecções febris. Tomam-se duas xícaras por

 

Resumo das utilidades medicinais

 

Anemia: manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.
Asma: 
Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.
Bronquite:
 Proceder como indicado em respiratórias, doenças das vias.
Catarro nas vias respiratórias:
 Proceder como indicado em respiratórias, doenças das vias.
Contusões:
 Aplicar fomentações locais com o decoto das folhas.
Coqueluche:
 Ver tosse.
Diarréia: 
Tomar o chá dos ramos tenros.
Distúrbios da Digestão / Dispepsia:
 Fazer uma ou mais refeições só de manga.
Diurese: 
Comer mangas ou tomar o suco.
Escorbuto: 
Recomenda-se comer mangas
Estômago, doenças do: 
Comer manga de manhã, como primeira refeição, sem misturar com outros alimentos.
Febre: 
Tomar duas xícaras ao dia do decoto da casca do tronco.
Gastrintestinais, doenças: 
Proceder como indicado em estômago.
Gengivite: 
Bochechar com o decoto das folhas tenras de mangueira.
Respiratórias, doenças das vias: Xarope de manga: 
cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.
Sarna:
 Cataplasmas com a gora-resina que se extrai do tronco.
Tosse:
 Proceder como indicado em respiratórias, doenças das vias. Tomar suco morno de manga adoçado com mel.
Tuberculose:
 A manga, bem como seu suco, podem ser vantajosamente incluídos na dieta de tuberculosos.
Verminoses: 
Preparar um decoto dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar, em jejum, na dose de uma xícara de chá, juntamente com suco de limão.

VEJA MAIS SOBRE A MANGA:

► OS 13 BENEFÍCIOS DA MANGA PARA A SAÚDE

► CALORIA DAS MANGAS, TIPO, PORÇÕES, DICAS E RECEITAS

► 8 RECEITAS DE LARANJA COM MANGA - BENEFÍCIOS E COMO FAZER

► 9 RECEITAS DE VITAMINA DE MANGA PARA EMAGRECER

► MANGA E SEUS BENEFÍCIOS, PORQUE COMER UMA POR DIA

► 10 RECEITAS DE SMOOTHIE DE MANGA PARA EMAGRECER

► APRENDA A FAZER O DOCE DA MANGA COMUM (MANGA FIAPO)


Valores nutricionais.

 

Quantidade por Porção 100g

% VD (*)

Valor Energético

39,5 Kcal = 166 Kj

2

Carboidratos

2,7 g

1

Proteínas

2,7 g

4

Gorduras Totais

2,0 g

4

Gorduras Satur.

0,0 g

0

Gorduras Trans.

0,0 g

0

Fibra Alimentar

nd

0

Cálcio

14,1 mg

1

Ferro

0,5 mg

4

Sódio

nd

0

Fósforo

11,4 mg

2

Vitamina A

140,7 g

23

Vitamina B1

0,0268 mg

2

Vitamina B2

0,0268 mg

2

Niacina

0,335 mg

2

Vitamina C

28,81 mg

64

Valores Diários com base em uma dieta de 2.500 Kcal ou 8.400 Kj seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
*ND = Não Disponível